sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Voluntários e cobaias

Voluntários e cobaias


Eu, como professor da rede pública, fiquei em casa logo que tudo começou. Causou-me estranheza que o município onde trabalho tivesse declarado estado de calamidade pública com apenas 7 casos confirmados. Sete! Hoje está muito claro que um estado de calamidade não precisa ter nada a ver com saúde pública mas, antes, é algo muito conveniente para fazer contratos vantajosos. Vidas salvas? O foco não era esse. No caso do município onde trabalho, não tenho notícia de que a afobação em fechar tudo tenha sido por isso, mas ninguém queria ficar para trás na “prudência salvadora de vidas”, ainda que ela não tivesse qualquer embasamento lógico ou científico.

Seja como for, naquela época ainda não sabíamos nada sobre a doença. Eu e minha família aceitamos todas as principais recomendações de segurança e as transformamos em hábito: ficamos em casa, só eu ia ao supermercado e padaria e usava álcool gel em abundância, ao voltar para casa tomava banho antes de abraçar meus filhos pequenos. E acreditávamos no Mandetta. Cara de bom moço, bem falante, médico, parecia saber exatamente do que estava falando. Talvez um dia eu escreva um texto comentando as diretrizes de sua gestão no Ministério da Saúde.

O tempo passou. Eram necessários 15 dias de confinamento para preparar o sistema de saúde. Depois foram necessários mais 30. Depois, sem nenhuma razão específica, foi estendido por tempo indeterminado, até que começaram a falar em vacina. Prometeram que vacinas ficariam prontas em prazo inédito. Não explicaram que esforço heroico, que montante bilionário de investimentos, que tecnologia revolucionária teriam sido capazes de criar o tempo necessário para observar as reações que tais fármacos produziriam em seres humanos. A não ser que pretendam implementar essa fase durante as campanhas de vacinação oficiais, transformando o mundo no maior laboratório de testes da História e metade da humanidade nas cobaias voluntárias mais dóceis que já se conheceu.


Em 29 de janeiro de 2021


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O maior Sete de Setembro de todos

 Estou escrevendo na noite do dia sete de setembro de dois mil e vinte e um. Não sei o que acontecerá amanhã. Sei que do que ocorrerá nos pr...